O objetivo de toda empresa que preza pela qualidade dos seus resultados é contar com um time de alta performance e produtivo, mas diversas medidas que aumentam a produtividade no trabalho devem fazer parte do cotidiano do negócio.
Ainda que o objetivo comum seja o aumento da produtividade no trabalho, tanto individual como coletivo, muitas companhias têm ambientes de trabalho inadequados e uma cultura organizacional que cria obstáculos e dificuldades para a conclusão das atividades diárias.
Com o objetivo de melhorar esse cenário recorrente em médias e grandes empresas, identificamos alguns fatores que influenciam diretamente a produtividade no trabalho.
Ter uma boa gestão do tempo
A gestão do tempo no ambiente empresarial não está associada diretamente a um horário de trabalho rígido. Oferecer flexibilidade aos colaboradores permite que eles possam gerir melhor o tempo disponível, identificar as prioridades do dia e realizar as atividades de forma mais eficaz. Tudo o que é feito ou deixado de lado em um dia está relacionado à gestão do tempo.
Utilizar recursos de automação
O uso de ferramentas de automação permite otimizar parte do trabalho que tem sido realizado manualmente pelo colaborador. Uma cultura organizacional que preze pela automação viabiliza que algumas tarefas sejam feitas automaticamente por softwares especializados, deixando o funcionário com mais tempo para atividades estratégicas.
Manter um ambiente de trabalho agradável
Um aspecto fundamental para aumentar a produtividade no trabalho está associado à qualidade e à adaptação do ambiente. Provavelmente, um local de trabalho inadequado, com barulho excessivo e má iluminação, afetará diretamente o desenvolvimento das atividades ao longo do dia.
Não ser multitarefas
A maioria dos profissionais tem a impressão de que fazer várias atividades ao mesmo tempo é uma vantagem. Essa não é a realidade, pois o cérebro humano precisa priorizar uma tarefa para que ela seja realizada com a máxima eficiência.
Se um funcionário gastar 20 minutos lendo mensagens do celular, outros 20 fazendo anotações referentes ao que leu e mais 20 conferindo os e-mails, será mais vantajoso do que ele tentar fazer tudo ao mesmo tempo durante os 60 minutos e, ao final, não conseguir realizar as tarefas de maneira eficaz.
Definir as prioridades
Definir prioridades também é sinônimo de produtividade no trabalho. Quando for fazer o planejamento diário, semanal ou mensal da empresa, estabeleça quais serão as tarefas prioritárias. Confira quais delas precisam ser feitas naquele período e decida como a sua equipe vai executá-las. Tente fazer com que seus funcionários não se distraiam com questões que não são relevantes para aquele momento.
Agora que você já tem acesso a dicas para aumentar a produtividade no trabalho da sua empresa, agora é colocar tudo em prática! Acompanhe nosso blog para mais dicas.