DESAFIOS CONTEMPORANÊOS
A arquitetura tem o poder de ajudar no projeto pedagógico, e a melhorar o desempenho dos alunos. Um espaço bem planejado conversando com a proposta pedagógica, consegue chamar atenção das pessoas e ajuda muito a posicionar a escola no mercado.
Valorizar a ventilação natural e cruzada, aproveitando melhor ambientes externos, recuos laterais, pátios, jardins, que muitas vezes estavam sendo subutilizados e até abandonados por falta de uso.
Com o distanciamento social as escolas vão precisar de novas áreas e não é possível nem duplicar a construção nem eliminar alunos. Com algumas intervenções, as escolas podem usar esses espaços inclusive como sala de aula. Outra boa ideia é fazer hortas para serem usadas em aulas de biologia, matemática, linguagem etc.
É preciso cautela, mas também um olhar atento para os novos desafios que incluem a adoção de um modelo de ensino híbrido, a adaptação aos protocolos de saúde e a criação de um sistema de gerenciamento de crise.
MOMENTO DE TRANSFORMAÇÕES
É importante saber os desafios do distanciamento social e da segurança nas escolas. Liberar o espaço interno da escola existente, retirando as crianças das áreas de circulação, e considerando melhorar o fluxo de ar, contribuindo para o bem-estar das pessoas.
NOVO LAY OUT
O que demanda grande atenção nos projetos de ambientes escolares, é a definição de Layout, onde passam a ser considerados ambientes que provoquem situações de aprendizagem e o protagonismo do aluno.
MOBILIÁRIO ESCOLAR
Produtos para a total proteção dos alunos. Em tempos de circulação de agentes tão nocivos à nossa saúde, uma proteção deficiente não pode inviabilizar o aprendizado ideal dos alunos no ensino presencial
ACESSIBILIDADE
A Norma de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (ABNT NBR 9050:2015) determina que escolas brasileiras públicas e privadas devem ser acessíveis. A obrigatoriedade visa ao desenvolvimento da cultura de valores inclusivos na rede de ensino e traz diversos benefícios.
A acessibilidade arquitetônica é muito importante nas escolas. Mesmo construções mais antigas podem ser adaptadas com um bom projeto de reforma ou ampliação. O foco deve estar na adequação de diferentes espaços, desde a área de estacionamento até os ambientes internos (salas, pátios e corredores).
ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS
Assim que começamos um projeto, seja ele de reforma, ampliação ou construção de um novo edifício, é essencial saber quais são as alternativas possíveis, quais os limites da lei e como garantir que a aprovação da obra acontecerá sem contratempos.
Um projeto de arquitetura escolar deve obedecer a critérios de segurança rigorosos referentes às saídas de emergência, largura de escadas e circulações, por exemplo. Outro ponto muito importante é o que diz respeito ao dimensionamento dos espaços: é preciso ficar atento à quantificação correta de sanitários, tamanho mínimo de salas de aula em relação ao número de alunos, entre outras regras. Além disso, temos também a NBR 9050 /2015, a temida norma de acessibilidade. Esta norma sofreu importantes mudanças em sua última versão e ainda gera muitas dúvidas e inseguranças por parte dos gestores. Conhecer estas e outras leis e normas não é obrigação do dono, gestor ou mantenedor do negócio, entretanto o profissional contratado para executar o projeto de arquitetura escolar deve estar preparado para atender à todas as exigências legais.