Nos países desenvolvidos, a integração dos computadores pessoais às rotinas e a popularização da internet provocam a migração de um grande volume de serviços terceirizáveis para regiões em desenvolvimento e de mão de obra mais barata.
Este cenário gerou dois resultados mais visíveis: nos EUA e na Europa, especialmente, os escritórios precisam se reinventar para atrair e manter talentos, transformando-se em motores de inovação e criação de valor. É nesse momento que a imagem dos escritórios mais dinâmicos e colaborativos, começa a surgir.
Com foco maior no potencial dos indivíduos, a dinâmica das relações humanas começa a interferir na construção dos espaços físicos.
Diferentemente de antes, quando os espaços corporativos prezavam pela absoluta padronização, com um viés mais orientado à manutenção e a facilities, hoje os ambientes de trabalho fazem também parte das pautas de líderes e gestores de RH – dada sua condição única de inspirar comportamentos positivos, motivar equipes e, por fim, reter talentos.
ESTAÇÕES DE TRABALHO
para maximização do espaço
Com o aumento da demanda por trabalho remoto, o trabalho híbrido agora é uma norma aceita. Essa tendência de força de trabalho móvel continua a diminuir a necessidade de grandes espaços de escritório e aumentam a popularidade de hot desking e hotéis de escritório. Fazer com que cada metro quadrado conte é uma característica fundamental da modularidade onde podemos otimizar o design, simplificar o espaço.
O QUE MUDOU NO CALL CENTER COM O COVID-19?
O trabalho em home office pode acelerar ainda uma tendência comentada por essa Consumidor Moderno no passado: a atuação em conjunto no atendimento ao cliente entre robôs e humanos. A ideia é que um “bot” assuma as atividades repetitivas no call center, tais como prestar informações sobre um endereço de uma agência bancária ou uma tirar dúvida simples – e também muito comum. Isso abriria espaço para um novo perfil de atendente: ele é uma pessoa especializada em um determinado assunto ou área e que resolver questões mais complexas.
WORKPLACE SOLUTION
Estação de trabalho sentar / ficar em pé. Este tipo de escrivaninha permite que você se sente enquanto executa certas tarefas e fique de pé para outras, alternando de preferência ao longo do dia. Ao permitir a si mesmo a capacidade de ir da posição sentada para a de pé, você não apenas ajudará no combate à “doença da posição sentada”, mas também demonstrou ser benéfico de muitas outras maneiras. Estudos mostram que funcionários que têm a capacidade de mudar de posição ao longo do dia têm maior precisão no trabalho e fazem menos pausas do que seus colegas de trabalho sedentários. Isso resulta em níveis de produtividade mais elevados. Aumentando os benefícios para a saúde ao mesmo tempo que aumenta a sua produtividade.
NOVO LAY OUT
O que demanda grande atenção nos Projetos ambientes de call center, é a definição de Lay Out, onde passam a ser considerados espaços de uso compartilhado, de uso temporário e para momentos de rápidos “brainstorms”, sem a utilização de salas de reunião. Criando uma utilização intuitiva dos espaços, sem que a setorização seja determinada por barreiras físicas.
Gostou de conferir essas dicas sobre ambientes hospitalares e quer algumas ideias para aproveitar em seus projetos futuros? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para workspaces!